Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash, Bitcoin Cash, ZCash, Bitcoin Gold, Mindexcoin, XRP.




ETHEREUM


    O Ethereum foi criado por Vitalik Buterin em Janeiro de 2014 e além de ser uma criptomoeda é também uma plataforma descentralizada, com a capacidade de executar contratos inteligentes e aplicações que não sofrem mutação e são muito seguros. Seu início se deu através de um projeto de crowdfunding, que atualmente é o 3º maior projeto desta categoria, na história das criptomoedas.




LITECOIN


    O Litecoin foi criado em Outubro de 2011, pelo ex engenheiro do Google, Charlie Lee Satoshi. Mas somente em 2013 entrou para o mercado. Hoje ela é a sétima maior criptomoeda do mundo e foi desenvolvida com um algoritmo que reduz essencialmente seu tempo de transação. Além de ter 4 vezes o valor limite de oferta da Bitcoin, totalizando 84 milhões de LTC. Sua sustentação é feita por uma rede peer-to-peer, de computadores que iguala os pontos de clientes e servidores, gerando uma descentralização. Estudiosos acreditam que a Litecoin irá se tornar quatro vezes maior que o Bitcoin.




BITCOIN CASH


    Em Agosto de 2017 ficou registrado um marco na história das criptomoedas. Todos os usuários que tinham Bitcoin tiveram suas moedas duplicadas. Desta duplicação de Bitcoins é que foi originada a Bitcoin Cash, por isso a Bitcoin Cash é considerada uma cópia da Bitcoin. Nos dois últimos anos, desde o surgimento da moeda, seu preço já chegou a duplicar.  




ZCASH


    A Zcash é uma moeda que enfatiza a não exclusão e o direito à privacidade como "essencial para valores humanos essenciais como dignidade, intimidade e ética'’. Possui um total fixo de 21 milhões de unidades. Assim como a Bitcoin as transações podem ser 'transparentes' e podem ser 'blindadas' e controladas por um z-adds. Os operadores privados também tem a opção de 'divulgação seletiva', de forma que o usuário prove o pagamento para fins de auditoria, para que sejam cumpridas as leis contra lavagem de dinheiro ou impostos. Em geral é considerada uma moeda que usa criptografia com a intenção de oferecer maior privacidade para os seus usuários.




BITCOIN GOLD


    Originada da Bitcoin, o mercado conta também com Bitcoin Gold. Esta porém tem por objetivo se tornar a melhor variação da Bitcoin, para isso é preciso resolver a centralização dos mineradores, que seria possível através de uma mudança de prova de trabalho. Por falta de consenso o tenksegwit2x da rede Bitcoin que estava programada foi cancelado. Por esse motivo não podemos afirmar que o '’Fork" Bitcoin Gold não é um tenksegwit2x da rede Bitcoin.